NOSSA HISTÓRIA

A história dos(as) JOVENS + PARÁ começa em 2009, durante o IV Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (ENAJVHA), realizado em Curitiba/PR. Com o tema: “Qualidade de vida: a responsabilidade é nossa”, os(as) participantes debateram e assumiram compromissos importantes em vista da saúde integral e protagonismo juvenil. Na ocasião, o Pará estava representado por dois jovens: Eduardo da Amazônia e Hugo Soares.

Retornando do IV ENAJVHA, começaram a refletir que caminhos trilhar para organizar a RNAJVHA no Estado e quais seriam as parcerias que iriam conquistar para melhor desenvolver este trabalho. Foi então, que receberam o convite pra participar do Encontro Regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que se realizou neste mesmo ano. Eis que esta atividade possibilitou a aproximação com Antônio Carlos Cabral do UNICEF-Belém, além de técnicos(as) da Secretaria Estadual de Saúde (SESPA) e de Educação (SEDUC).

A primeira Roda de Conversa sobre a Rede, foi realizada ainda em 2009, com uma tímida participação de jovens e alguns(mas) adultos(as)... Mas, continuaram em frente. A vivência de Eduardo na Pastoral da Juventude e Hugo no Movimento LGBT, contribuiu bastante para esta persistência e entendimento a cerca da militância social, o que os motivou também a uma visão mais ampla, na implantação da Rede em outros Estados da Amazônia.

Na I Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE) e IV Mostra do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, realizado de 13 a 15 de junho de 2010, em Brasília/DF, a RNAJVHA/PA apresentou na modalidade oral, o trabalho “Rodas de Conversa: uma experiência participativa de construção do SPE no Pará” e ainda participou do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e do I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais.

Então, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2010, acontece em Belém/PA o I Encontro Amazônico de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids com o tema: “Fortalecendo Redes, Formando Jovens Multiplicadores em prevenção à HIV/Aids na Amazônia” contando com a presença dos Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima.

Em setembro de 2010, realizamos o Circuito de Oficinas para/com Jovens Posithivos. A atividade formativa, abordou temas do subsídio “ADOLESCENTES E JOVENS PARA A EDUCAÇÃO ENTRE PARES” do SPE. Ainda neste mesmo ano, houve o primeiro “CINE POSITIVO”, realizado na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (UREDIPE).

O I Encontro Estadual do SPE, realizado de 27 a 29 de outubro de 2010 em Belém/PA, também contou com os Jovens + Pará, que facilitaram as Rodas de Conversa com os(as) estudantes.

A Casa Santa Clara (Belém/PA) acolheu no início de 2011 o ENCONTRO de PLANEJAMENTO da RNAJVHA/PA. Além da avaliação das ações realizadas e da construção de atividades para o ano corrente, houve a elaboração da “Carta de Princípios” específica da RNAJVHA/PA. Rodas de conversa, cine-debates e campanhas de prevenção foram algumas das ações planejadas e executadas neste mesmo ano.

A Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia – Sodireitos e a RNAJVHA/PA, em parceria com UNICEF, realizaram o “Juventude e Prevenção”. O projeto buscou integrar saberes para o fortalecimento do SPE, em vista da redução de vulnerabilidades de adolescentes e jovens às DST e gravidez não planejada, o fortalecimento de direitos sexuais e reprodutivos, assim como estimular a educação entre pares.

O Pará também participou do V Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (ENAJVHA) nos dias 26 a 29 de maio de 2011 em Manaus/AM. Este teve como tema: “A Juventude dá o seu recado!”, com saúde, educação, trabalho e direitos humanos como principais eixos deste evento.

Setembro de 2011, foi o momento do Projeto “Mês da Juventude” sair do papel. Durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro (Belém/PA), houve também a exposição itinerante “Somos Iguais. Preconceito Não” no Hangar - Centro de Convenções e Feira da Amazônia. Com o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, do UNICEF e outras parcerias, a RNAJVHA/PA, também lançamos a Revista AZT – 2ª edição, assim como a exposição “Vidas em Crônica”. Este mesmo trabalho seguiu para a Estação das Docas e Shopping Pátio Belém (com a “Hora da Prevenção”).

No início de 2012, o jovem Paulo Victor Lima de Matos, assume a representação estadual da RNAJVHA/PA. Hugo Xavier Soares que até dado momento assumia este serviço, fica somente na representação amazônica da Rede. E em abril, cerca de 30 jovens dos Estados do Pará e Maranhão se encontraram em Caxias/MA no “Circuito de Oficinas Grão-Pará Maranhão”.

Em maio, a Secretaria de Saúde do Recife/PE, por meio da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais realizou de 30 de maio a 01 de junho, o I Seminário sobre Comunicação em Saúde para Jovens Gays. Estados do Nordeste e de outras regiões do país estiveram presentes e a RNAJVHA/PA também um representante nesta atividade.

Os “Jovens + Pará” participam do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e do II Congresso Brasileiro de Prevenção as Hepatites Virais, que aconteceu em São Paulo/SP de 28 a 31 de agosto de 2012. A experiência do Projeto “Juventude e Prevenção” e a construção do “Cantinho da Prevenção” foram compartilhadas neste do evento.

Em parceria com outras organizações, a RNAJVHA/PA esteve no mês de setembro, participando da construção e da atividade do Pacto da Juventude onde os(as) candidatos(as) ao executivo e legislativo do município de Belém/PA, estiveram assinando o documento de compromisso elaborado pelos(as) organizações juvenis.

Ainda em setembro, além da realização do Cine Positivo na Escola Maria Luíza da Costa Rêgo (Benguí – Belém/PA) e da participação na reunião do Fórum de ONG-Aids do Pará, a Rede do Pará esteve nas atividades da XI Parada LGBT de Belém/PA, contribuindo na oficina (in)formativa com o tema “novas tecnologias de prevenção” e na equipe de prevenção no dia da marcha.

A RNAJVHA/PA estiveram participando em Recife/PE do VIII Fórum UNGASS-Aids Brasil nos dias 04 e 05 de outubro. Com o tema “Sustentabilidade da Resposta Nacional ao HIV e a Aids – o papel da sociedade”, teve como objetivo avaliar quais os entraves e avanços da política brasileira de AIDS, com ênfase na utilização dos fundos alocados para o HIV e AIDS para uso direto por estados e municípios.

O Seminário “Juventude, Igualdade e Direitos Humanos”, realizado nos dias 09 e 10 de outubro em Belém/PA, pelo Núcleo de Assessoria Universitária Popular – NAJUP “Aldeia Kayapó”, contou com a parceria da RNAJVHA/PA na mesa sobre o Estatuto da Diversidade Sexual, com representantes da Comissão da Diversidade Sexual (OAB/PA), do Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS) e Conselho Regional de Psicologia (CRP10).

Nos dias 19 a 21 de outubro, foi realizado o I Encontro Metropolitano de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids em Belém/PA. Em parceria com o UNICEF, os Jovens + Pará realizaram rodas de conversas sobre afetividade, nutrição, exercícios físicos, comunicação e outros temas importantes, acolhendo também novos(as) jovens à Rede.

A Rede Jovens + Pará participou do II Encontro Amazônico de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids na cidade de Manaus/AM. Nos dias 30 de outubro a 02 de novembro, representantes dos Estados do Pará, Maranhão, Roraima, Tocantins e Amazonas, participaram de debates a cerca de ações do movimento social e da política de aids no Brasil, definindo também o representante Amazônico (Efraim Lisboa, Manaus/AM) e do norte (João Marcos, Manaus/AM).

No final de 2012, Paulo Victor informou que estaria mudando para outro Estado e que ficaria impossibilitado de continuar atuando na Representação Estadual da RNAJVHA/PA. Com isso, convocou-se uma Assembléia Extraordinária onde foi eleito Eduardo Soares para este serviço. As atividades deste ano foram concluídas com uma confraternização de encerramento entre os(as) integrantes e com a presença do Representante Nordeste da RNAJVHA, Jadilson Neto.
 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates